ARQUITETURA NO NEOLÍTICO

Fatores que contribuíram para a formação da arquitetura megalítica: - necessidade de se estabelecer uma calendário (marcação do tempo) - demarcação de posses de lugares - homenagem aos astros e aos fenômenos naturais - preocupação com a preservação da memória de antepassados através de túmulos - necessidade de novos abrigos Apesar de rudimentares, os monumentos megalíticos são considerados a primeira forma de arquitetura monumental realizada pelo homem. A cultura megalítica , que se desenvolve entre 5000 e 3000 A.C , é a primeira expressão da vontade e da necessidade das sociedades conceberem e organizarem os espaços e os lugares, não só em termos físicos, como também em termos simbólicos. Como principais tipos de monumentos megalíticos temos:
• Menir : que consiste num megálito, coluna rudimentar, erguida em direção ao céu, sendo muitas vezes trabalhado de modo a apresentar uma configuração cilíndrica ou cónica , associada à forma fálica. Na sua origem, admite-se estar uma manifestação ritual à vitalidade e à fertilidade da terra ou, pela sua forma fálica, uma evocação à fecundidade. Usava-se para ver o tempo (através da sombra projetada) e para demarcação de terrenos.
• Alinhamento: designação dada a um agrupamento de menires organizado em linha reta.
• Cromeleque : designação dada a um agrupamento de menires e dólmens organizado em círculo. Os cromeleques acentuam a ideia de recinto sagrado ou lugar de culto . Alguns podem estar relacionados com a astronomia e o estudo de fenomenos celestes. Stonehenge é o maior, o mais complexo e o mais característico monumento megalítico edificado pelo homem.
• Anta ou Dólmen : construções megalíticas formadas por pedras colocadas na vertical sobre as quais assenta uma laje formando uma câmara circular que serviriam como locais de enterramento ou de culto ligado à morte .Era uma homenagem aos mortos.
• Taula: Uma pedra horizontal apoiada em uma vertical, em forma de "T", e uma diagonal apoiada nestas.
• Naveta : contrução de pedra com forma retangular e paredes diagonais
• Nurague: construção em forma de cone, porém com paredes diagonais
• Castro: conjunto de nuragues
A arte do neolítica inicia-se com a Revolução Neolítica período revolucionário na história que, no Médio oriente, teve início há cerca de 10.000 anos, quando o homem começa com êxito a domesticar animais e a dar os primeiros passos na agricultura, cultivando gramíneas cerealíferas.
A partir desse momento o homem aprende a assegurar a sua alimentação pelo próprio trabalho e torna-se sedentário formando aldeias . Surge a produção de cerâmica , a fiação e a tecelagem, assim como métodos básicos da construção arquitetural em madeira , tijolo e pedra . Iniciam-se também neste período as imponentes estrutura megalíticas , construções feitas com grandes pedras monolíticas, relacionadas com o culto dos mortos ou com objetivos religiosos.
De um modo geral, e de acordo com os achados arqueológicos, a produção artística deste período é caracterizada pelo surgimento de parâmetros geométricos, relacionada a uma suposta evolução dos padrões naturalistas-realistas para um abstracionismo na representação das formas.
Mas os achados que têm sido feitos, pouco nos dizem da evolução da mentalidade do Homem neolítico e das suas motivações artísticas. Isto não significa que haja uma produção de peças em quantidade reduzida, mas que talvez estas sejam feitas em materiais frágeis, como a madeira, e que não tenham resistido ao tempo.